Homofobia extrema: Ativista gay é espancado até a morte na Uganda Resposta

David Kato, supostamente vítima de homofobia
Um famoso ativista dos direitos gays de Uganda, cuja imagem foi publicado por um jornal anti-gay ao lado da expressão “Enforque-Nos”, foi espancado até a morte. Policiais disseram nesta quinta-feira, que o crime não teve nada a ver com a orientação sexual, e que um “assaltante” já tinha sido preso. 


O assassinato de David Kato, um oficial de defesa para o grupo de direitos dos homossexuais, Minorias Sexuais de Uganda, aconteceu depois de um ano de ameaças intensificadas contra gays no país. Kato foi encontrado em sua casa na quarta feira (26/01) com ferimentos graves na cabeça causados por um ataque com um martelo, na capital de Uganda, Kampala. Ele morreu no caminho para o hospital. 

Em Washington, a secretária de Estado Hillary Clinton pediu para as autoridades de Uganda uma “rápida e completa investigação e julgamento dos responsáveis por este ato hediondo. ” 

Membros dos direitos humanos pediram uma investigação urgente, dizendo que o trabalho de Kato como um grande ativista dos direitos gays havia feito com que ele recebesse ameaças contra sua segurança pessoal. A homossexualidade é ilegal na Uganda, e os homens e mulheres gays enfrentam o assédio regular. 

Um jornal ugandense chamado “Rolling Stone” publicou no ano passado uma lista de homens apontados como os principais homossecuais do país, incluindo Kato, cuja foto foi publicada em primeira página, juntamente com o seu nome e uma manchete que dizia: “Enforquem-nos”.

Kato e dois outros ativistas dos direitos dos homossexuais processaram o jornal Rolling Stone, acusando a publicação de ter violado os seus direitos constitucionais à privacidade, e ganharam o caso no início deste mês. Um juiz emitiu uma liminar proibindo a publicação das identidades e dados pessoais dos homossexuais.

Uma tragédia absurda e fruto de uma ignorância sem tamanho! Crueldade! Intolerância! Desrespeto! São pessoas desse tipo que homossexuais são obrigados a enfrentarem no dia-a-dia. Nos resta esperar que a justiça seja feita e que o mundo se torne um lugar melhor um dia!

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s