Rio Grande do Sul lança programa contra a homofobia Resposta


Na manhã desta segunda-feira em Porto Alegre, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, sede do governo estadual, foi lançado o programa Rio Grande Sem Homofobia. O evento teve show da cantora travesti Waléria Houston interpretando a conterrânea Elis Regina e a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e do governador Tarso Genro, da primeira-dama Sandra Genro, entre outras autoridades.


O evento apresentou ainda o selo Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia e teve fala de militantes e políticos gaúchos. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos em exercício, Miguel Velasquez, lembrou o momento histórico e as vítimas da homofobia: “Muitos homossexuais foram espancados, desrespeitados, para que esse momento viesse a acontecer no Rio Grande do Sul”.


A campanha Rio Grande Sem Homofobia tem como objetivo mobilizar a sociedade em defesa da dignidade humana e pela promoção dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs). O coordenador do Programa Rio Grande Sem Homofobia, Fábulo Nascimento da Rosa, enumerou as ações que estão sendo adotadas pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), algumas delas em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, no combate à discriminação de LGBTs. O governador Tarso assinou os decretos que instituem a data de 17 de maio como Dia Estadual contra a Homofobia e a inclusão do nome social de travestis e homossexuais nos registros públicos do Estado e o decreto de convocação da 2ª Conferência Estadual LGBTs, que ocorrerá em outubro.


A ministra Maria do Rosário, que é gaucha, destacou que as ações têm por objetivo não só reduzir a violência e a discriminação contra LGBTs, mas também têm um caráter preventivo, elogiando a iniciativa do Estado. “O Rio Grande do Sul é um Estado pioneiro, é um Estado que diz não à homofobia, à discriminação. Esse momento é tão especial para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”.


Reportagem: Lado A

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s