Estudantes da Universidade Estadual de Londrina promovem beijaço contra homofobia Resposta



Estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) prometem fazer um “Beijaço contra a homofobia” às 11h desta quarta-feira (28), no Restaurante Universitário (RU). O ato público quer protestar contra o conteúdo de um texto publicado no veículo “Boletim Universitáro”, número 7, do mês de setembro, noticiado pelo blog.
No jornal, um texto sobre vocação assinado por Mercedes dos Santos Rosa, descrevia a homossexualidade como “anormalidade” e “doença”. Após a distribuição do boletim na UEL, um grupo de alunos se reuniu em um coletivo contra a homofobia e organizou o protesto.
Na página do Facebook, o movimento convida a todos os estudantes, tanto homossexuais quanto heterossexuais, para que participem do beijaço. Eles repudiam o conteúdo do boletim, colocando-o como um defensor do obscurantismo moralista religioso que se materializa na homofobia. Ainda defendem que a universidade deve ser um espaço laico para desenvolvimento da ciência e conhecimento.
As referências à Igreja Católica se dão porque o Boletim Universitário se coloca no expediente como uma publicação da Arquidiocese de Londrina. O caso, além da discussão sobre homofobia, levanta a polêmica da relação da universidade com as igrejas. No ano passado, depois de um processo administrativo movido por um professor defendendo a UEL como espaço laico, a Pastoral Universitária (PU), gupo católico, precisou se retirar do campus.
A coordenadora da PU, Ruth Pivetta, lamentou o fato. “Essa é a postura da autora, não é um posicionamento da Pastoral Universitária. Este é um tema que ainda é estudado dentro da Igreja Católica, de natureza muito delicada. Nós estamos abertos ao debate, mas não podemos deixar o trabalho sério e de formiguinha que fazemos na universidade ser atrapalhado por um boletim como esse”, comentou.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s