Pub acusado de homofobia em Teresina recusa acordo educativo Resposta


O pub de Teresina (PI), Planeta Diário que está sendo acusado de discriminação homofóbica rejeitou a proposta de acordo com o casal de lésbicas V.A.A. e E.A.S. durante uma audiência realizada nesta segunda-feira (24/10) no Juizado Especial Cível e Criminal do Instituto Camilo Filho. O casal sugeriu que a indenização por danos morais, cujo valor é de R$ 2 mil, fosse revertida para a promoção de cursos e oficinas sobre combate à homofobia, destinados aos funcionários do estabelecimento.

Segundo Carmen Ribeiro, coordenadora de relações institucionais do Grupo Matizes, a referida entidade, que luta pelos direitos LGBT em Teresina, seria a responsável pela organização destas capacitações.
“Ao propor na audiência inicial uma indenização de R$ 2 mil, o próprio bar reconheceu a prática discriminatória. Por isso, era importante capacitar seus funcionários para que episódios reprováveis como esse não voltem a acontecer. É uma pena que o Pub não queira fazer essa capacitação”, pondera a militante.
Com a recusa da proposta, o processo, que tramita no Juizado Especial Cível e Criminal do Instituto Camilo Filho, segue e aguarda a sentença do juiz. Ainda não há data confirmada para a divulgação da decisão final.
Entenda o caso
Em junho de 2011, V.A.A. e E.A.S. participavam de uma festa em comemoração ao Dia dos Namorados no já citado pub localizado na zona Leste de Teresina. Segundo o casal, enquanto elas dançavam, foram abordadas pelo segurança do estabelecimento alertando que o proprietário não aceitava ‘aquele tipo de comportamento’ e as convidaram para se retirar do local.
Contudo, V.A.A. e E.A.S. garantem que não praticaram qualquer ato ofensivo ao público presente, e consideraram a postura do pub como discriminatória e constrangedora.
O casal denunciou o bar na Delegacia de Combate à Discriminação e no Disque Cidadania Homossexual. Em seguida, a advogada Audrey Magalhães ajuizou uma ação cível por danos morais.


O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s