Para que serve a Marcha Nacional Contra a Homofobia? Resposta


A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) convoca os brasileiros para a III Marcha Nacional Contra a Homofobia, que será realizada no dia 16/05/2012, com concentração em frente ao Palácio do Planalto, a partir das 08h30.

No dia 15/05/2012, será realizada na cidade de Brasília, a Audiência Pública no Auditório Petrônio Portela no Senado, das 09h30 às 17h30, para debater o tema da criminalização da homofobia e testemunhos do sofrimento da homofobia.

Este será o terceiro ano consecutivo da marcha, no entanto, até hoje, ela se mostrou ineficaz no combate a homofobia e na conquista de direitos LGBT. O que vemos, hoje em dia, é um Poder Legislativo homofóbico e conservador e o governo federal, idem. O único avanço que podemos constatar vem do Poder Judiciário. O Supremo Tribunal Federal reconheceu a união homoafetiva estável, mas isso não tem na ver com a marcha, necessariamente, já que o Poder Judiciário, diferente do Poder Executivo, não age de acordo com a demanda da sociedade.

É verdade que alguns estados e municípios têm realizado ações e criado estruturas específicar em prol da promoção da cidadania LGBT, mas não é um movimento nacional.

O governo federal foi pioneiro ao criar o programa Brasil sem Homofobia, em 2004. Também lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da LGBT em 2009 e criou a Coordenadoria e o Conselho Nacional LGBT em 2010, mas a partir do governo da presidenta Dilma Rousseff, retrocessos começaram a acontecer.

O caso mais grave foi a suspensão do kit contra a homofobia, que fazia parte do projeto Escola sem Homofobia. Um projeto do Ministério da Educação.

No Senado o que vemos é o PLC 122 sendo modificado, inclusive com a ajuda da ABGLT, o que irritou diversos ativistas, que são a favor do projeto original, já que a modificação permite que religiosos discriminam os LGBT.

A Marcha Nacional Contra a Homofobia é importante, mas só ela e as paradas não têm se mostrado eficazes na hora de reivindicar os direitos LGBT, é necessária uma campanha nacional de conscientização dos brasileiros LGBTs. O que vemos são brigas entre grupos de defesa dos direitos dos LGBT e muita alienação.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s