BO na internet faz crescer denúncia de intolerância 2



A internet está ajudando a diminuir a subnotificação dos crimes de intolerância. Com a possibilidade de registrar ofensas raciais ou homofóbicas pela web, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) já recebeu 408 boletins de ocorrência neste ano, contra 176 no ano passado inteiro.
Sem fazer alarde, há cinco meses a Secretaria de Estado da Segurança Pública passou a permitir a denúncia dos crimes de injúria, calúnia, difamação e ameaça pelo boletim eletrônico na internet.
A delegada Adriana Liporoni, coordenadora da Delegacia Eletrônica, afirma que na motivação, além de raça, etnia e homofobia, é possível escolher até ciúme e inveja.
—Quando a motivação é racial ou de homofobia, os boletins são encaminhados diretamente à Decradi. 
Com a novidade, na Decradi os BOs eletrônicos já são quase o triplo dos feitos pessoalmente. Desde 31 de março, quando passou a ser possível registrar esse tipo de crime pela internet, a delegacia já recebeu 298 BOs eletrônicos — 157 deles referentes à capital. No mesmo período, 110 pessoas prestaram queixa pessoalmente.
O delegado Pascoal Ditura, titular do Decradi, lembra que, para que seja aberto inquérito policial, a pessoa tem de ir depois à delegacia fazer representação contra a pessoa. Por lei, o prazo para que isso seja feito é de seis meses. Quando a vítima presta queixa pessoalmente, pode fazer a representação na hora ou voltar depois.
De acordo com dados da Decradi, 17% dos casos registrados na delegacia em 2011 foram de lesão corporal dolosa. Os casos de injúria representaram 53%, seguidos por ameaça (20%), constrangimento ilegal (3%) e outros (7%).

Outras maneiras

Se você não mora no estado o de São Paulo, pode acessar:

2) Polícia Federal: http://denuncia.pf.gov.br

Esses dois sites servem para crimes virtuais. A Polícia Federal recomenda que, caso você encontre um site com crime virtual, não divugue nas redees sociais, mesmo que a sua intenção seja juntar mais gente para denunciar. Você deve apenas fazer a denúncia e aguardar, que providências serão tomadas.

  1. ….ops….hum milhão de desculpas, não prestei atenção e achei o endereço!!! Mas que tal um link na imagem acima??? Assim, os desatentos como eu, não incomodam vc! Ab.

  2. A informação é excelente, porém os procedimentos imprescíndiveis. Por exemplo, o endereço, pois a SSP-SP não informa em seu site, apenas o telefone e endereço da delegacia, na Bigadeiro Tobias cujos telefones não atendem!!!!

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s