Protesto para que gays e bissexuais possam doar sangue no Brasil Resposta

Protesto para que gays e bissexuais possam doar sangue no Brasil.

O Grupo Matizes realizou nesta segunda-feira (26) mais uma manifestação pela revogação da portaria do Ministério da Saúde, que proíbe gays e bissexuais doar sangue. A ação é realizada todos os anos em menção ao dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Além do protesto contra a portaria, o grupo chama atenção para a importância da doação de sangue.

A portaria de 2010 apresenta um ‘regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos’ onde considera inapto por um período de 12 meses o candidato ‘homem que manteve relação sexual com outro homem e ou as parceiras sexuais destes’. Afirmando portanto que homens gays e bissexuais podem doar sangue, desde que tenham abstinência sexual pelo período de um ano.

Segundo o Grupo Matizes, essa é uma decisão discriminatória. “Do ponto de vista epidemiológico não há mais grupo de risco e sim práticas de risco, nós alegamos que um homem independente da orientação sexual pode estar ou realizando práticas de risco, esse é o 3° ato sobre essa questão da doação de sangue, nós estamos usando esse protesto também para chamar atenção para a solidariedade”.

O grupo afirma reconhecer a importância de um controle de qualidade criterioso do sangue coletado nos hemocentros, mas acredita que essa portaria, além de discriminatória, apresenta um caráter científico duvidoso, como comenta a representante do Grupo Piauiense de transexuais e travestis- GPTRANS, Laura dos Reis: “Uma pessoa não assumida, pode vir aqui e mentir, portanto essa portaria nos taxa de promíscuas, e nós fugimos disso, praticamos e incentivamos o sexo seguro com uso de preservativo sempre”, afirma. O ato faz parte da campanha “Nosso sangue pela igualdade”.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s