Goleiro do Manchester United: “O futebol precisa de um herói gay” Resposta

Anders Lindegaard: em seu blog, goleiro abordou a homofobia no futebol.

Anders Lindegaard: em seu blog, goleiro abordou a homofobia no futebol.

Em seu blog, Anders Lindegaard, goleiro do Manchester United, escreveu sobre a homofobia, racismo e intolerância religiosa no futebol. “O futebol precisa de um herói gay. Como jogador, penso que um colega homossexual tem, acima de tudo, medo da reação dos torcedores. A minha percepção é a de que os outros jogadores não teriam problemas em aceitá-lo”.

Lindegaard diz que a homossexualidade no futebol “ainda é assunto tabu”, talvez porque, “a atmosfera no gramado e nas arquibancadas seja dura; os mecanismos são primitivos, expressos no clássico estereótipo de que o verdadeiro homem tem de ser forte e agressivo. E essa não é uma imagem que os adeptos do futebol associem a um gay”. Os adeptos estão, diz ele, “presos ao passado”.

O goleiro acrescenta que se aconselhou com a namorada, Misse Beqiri, sobre se deveria tocar no assunto. E decidiu avançar. “Qualquer discriminação é inaceitável, seja sobre a cor de pele, religião ou sexualidade”, justificou-se.

Falta campanha

Muito bacana a iniciativa do goleiro de um dos maiores times do mundo, de abordar a homossexualidade no futebol. Falta uma campanha bacana sobre isso, como já existe contra o racismo, embora a discriminação racial ainda seja muito forte no futebol Europeu. Queria muito ver uma campanha contra a homofobia, ou melhor dizendo, a favor da inclusão dos gays no futebol, conscientizando jogadores e torcedores, feita pela CBF. Seria o máximo e uma demonstração de civilidade e respeito aos direitos humanos, às vésperas da Copa do Mundo de 2014.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s