Após Justiça autorizar dois casamentos gays em Manaus (AM), cantor homofóbico protesta: ‘boiolagem escancarada’ 2

Cileno Conceição: declarações homofóbicas e pedidos de desculpas

Cileno Conceição: declarações homofóbicas e pedidos de desculpas

Um comentário publicado na quinta-feira (6) no perfil do Facebook do cantor amazonense Cileno Conceição causou revolta entre os defensores dos direitos dos LGBTs. Na postagem, Cileno classifica a autorização de dois casamentos civis homoafetivos no Amazonas como “uma boiolagem escancarada”.

Na publicação, excluída da rede social, após a repercussão negativa, Cileno dizia: “A manchete que bombou essa semana… ‘Juiz autoriza casamento HOMOAFETIVO’. pra (sic) mim isso não passa de uma BOIOLAGEM ESCANCARADA… e aqueles que me acharem homofóbico ou preconceituoso, eu mando um F… e recomendo o livreo (sic) do meu amigo DÓRI CARVALHO ‘MEU OVO ESQUERDO’“.

Em nota de repúdio, a Associação Orquídeas GLBT afirmou que o comentário de Cileno foi preconceituoso. “Repudiamos tais afirmações, tendo em vista que o mesmo é um artista prestigiado no cenário local e que tal atitude somente serve para aumentar a discriminação e destruir todo um grande trabalho que vem sendo realizado no Brasil contra a homofobia e a intolerância contra GLBTs”, diz.

A coordenadora do Fórum GLBT no Amazonas, Sebastiana Silva, informou que a associação deverá entrar com representação contra o cantor na Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) pedindo que o cantor se retrate publicamente sobre a declaração.

“É inadimissível um cantor como o Cileno, tão conhecido no cenário local, publicar declarações tão homofóbicas. Acima de tudo, é um desrespeito à diversidade social humana. Trabalhamos a questão do respeito à cidadania da sociedade GLBT no Amazonas e não podemos aceitar isso”, destacou.

A Comissão de Diversidade Sexual da OAB-AM informou que ainda não foi notificada sobre o caso, mas deverá apurar a situação.

Cileno nega preconceito

Em entrevista ao G1, o cantor Cileno alegou que houve uma distorção da postagem e que a frase foi mal interpretada. “Quando falei da ‘boiolagem escancarada’ não foi para o casamento, mas para a denominação ‘homoafetivo’. Casamento gay já existe há muito tempo, mas nada oficial, então acho desnecessário criar esses rótulos. Algumas pessoas distorceram meu comentário, talvez de maneira proposital para tentar aparecer às minhas custas”, disse.

Cileno reafirmou não ter preconceito contra homossexuais. “Não tenho nada contra, inclusive tenho vários amigos que são. Nenhum deles pode dizer que já distratei ou agredi alguém por ser gay. Acho que cada um deve ser feliz como quiser ser. Tenho o maior respeito por todos e acredito que a opção sexual de cada um não me interessa. Interessa apenas a minha. Nunca disse que sou a favor, mas nunca disse também que sou contra”, ressaltou.

Ainda segundo ele, a publicação foi apagada automaticamente pelo Facebook. “Hoje abri e um amigo sugeriu que eu apagasse o post, mas eu disse que não ia apagar porque sei muito bem como falei e não acho que estava errado. Para a minha surpresa, o próprio Facebook excluiu”, explicou.

Lamentável

É lamentável e de uma irresponsabilidade que um artista não meça as suas palavras, sobretudo quando se é conhecido e está na estrada há 31 anos. Mesmo sem essa intenção, ele pode estar propagando o ódio. O Brasil é um país extremamente homofóbico e não precisa de pessoas públicas com esse tipo de atitude.

Eu fico me perguntando: por que se incomodar com o casamento civil igualitário. Em que o direito ao casamento de dois parceiros do mesmo sexo interfere na vida dele? Seria muito mais inteligente que ele buscasse uma causa bacana para protestar, o que não falta são opções, neste mundo ainda tão complicado. Ou então, vá procurar um psicanalista e resolver questões mal resolvidas, querido. É uma boiolagem escancarada, porque não há motivo para ser velada. Boilas, casados e constituindo uma família, igualzinha a sua, a do seu vizinho e a qualquer outra família heterossexual que vive de maneira “escancarada”. O Brasil está mudando, Cileno e se você não aceita isso, mude-se para o Irã ou para Uganda.

  1. acho que ele só tem a perder pois toda familia tem um homossexual ou conhece um,então ele deve agir de forma a somar com a nossa sociedade e não reafirmar a forma medieval que existia na idade media onde um um grupo de pessoas que não concordava com as regras da sociedade era jogada na arena e todos se ajuntavam pra ver o leão destroçar cada parte da pessoa como uma distração dominical

  2. O Fórum LGBT Amazonas tem alertado a população do quadro de violência homofóbica que vem recrudescendo a cada ano que passa em nosso Estado, dentre os municípios amazonense, Manaus e Parintins figuram no ranking dos mais homofóbicos. Considerando que o preconceito ao “outro” visto como diferente de mim é construído histórico e socialmente e que as figuras públicas e os meios midiáticos e culturais contribuem significativamente para a formação das condutas e atitudes das pessoas. Penso que está na hora de nós, cidadãos e consumidores de cultura, nos posicionar a respeito, fazer escolhas melhores e julgar o trabalho de um artista não por sua aparência ou belas canções, mas, sobretudo por sua atuação enquanto cidadão. Pois, não basta ir aos palcos e proporcionar alegria aos ouvidos quando fora do tablado se incita preconceitos geradores de tantas dores e mortes Brasil afora. Portanto, cabe a reflexão, até quando aplaudiremos shows como o de Cileno Conceição ou de cantores de toadas que arrastam multidões de pessoas não heterossexuais, mas que no palco da vida só motivam a violência às minorias afetivo-sexuais.
    Jeffeson Pereira
    Secretário Geral do Fórum LGBT Amazonas

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s