Votação sobre casamento civil igualitário no Uruguai é adiada para abril Resposta

Casamento Civil Igualitário

Lésbicas, gays e bissexuais uruguaios terão que esperar um pouco mais para poder casar-se em seu país depois que o Senado postergou pelo menos até abril a votação da lei de casamento igualitário.

O projeto de lei, aprovado no último dia 11 de dezembro pela Câmara dos Deputados com votos de todos os partidos com representação parlamentar, equipara os direitos e obrigações dos casais homossexuais com os dos heterossexuais.

“Hoje não é um bom dia para os uruguaios, para todos os uruguaios, porque o que está em jogo é que tipo de sociedade queremos”, disse nesta quarta-feira à Agência Efe a advogada Michelle Suárez, do coletivo Ovelhas Negras.

Michelle, que é a primeira advogada transexual uruguaia, redigiu a maior parte do projeto de lei do casamento igualitário, que depois a governante coalizão de esquerda Frente Ampla impulsionou no Parlamento.

A ideia básica do projeto é “buscar uma sociedade mais igualitária e sem discriminação por orientação sexual”, acrescentou.

Para a advogada, a decisão do Senado “não é mais que uma perda de tempo” porque “em quatro meses não mudará nada no país”.

Os senadores decidiram hoje por unanimidade adiar a análise e a votação do projeto de lei para a primeira sessão de abril, após o recesso parlamentar de verão, informaram à Efe fontes legislativas.

O projeto, respaldado por quase todos os membros da Frente Ampla, que tem maioria em ambas câmaras, gera divergências e divisões em todos os partidos com representação parlamentar.

O Governo tentou hoje fazer pesar sua maioria e que o documento fosse aprovado, mas sem passar previamente para a análise pelas comissões especializadas como é habitual nos projetos de lei.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s